A situação que centenas de trabalhadores metalúrgicos vêm passando na AVIBRAS (indústria de alta tecnologia aeroespacial e bélica) é humilhante e inaceitável. Por absoluta falta de competência de sua direção, a Avibras entrou em concordata em 2022 e o Plano de Recuperação que a empresa conseguiu homologar na Justiça desde o último dia 19 de fevereiro deste ano, tem sido uma verdadeira armadilha para seus funcionários que já não contam mais com seus salários e benefícios conquistados ao longo de muitos anos.
As demissões em massa iniciadas em 2022, de forma totalmente arbitrária, sem a participação de seus sindicatos ou dos trabalhadores de suas fábricas em Jacareí e Lorena, estão penalizando os funcionários ao ponto dos mesmos não terem sequer mais direitos básicos como salários há mais de um ano, colocando muitos deles e suas famílias em uma situação de verdadeiro descaso e desrespeito por parte da empresa.
Os sindicatos de metalúrgicos de Lorena e de São José dos Campos (representantes dos trabalhadores) têm buscado soluções aos trabalhadores desde sempre, inclusive com fornecimento de cestas básicas aos sócios e apoio jurídico, mas, por fim, até os Planos de Saúde dos trabalhadores foram cortados sem nenhuma satisfação aos beneficiários deixando a todos e seus familiares ainda mais desamparados.
A falta de transparência nas negociações com a Australiana Defend Tex (empresa bélica) que está assumindo o controle da AVIBRAS não tem levado em conta o maior capital existente na empresa, ou seja, os seus trabalhadores. Esta situação de ausência de representação dos funcionários no processo de recuperação tem levado cada vez mais à radicalização das partes envolvidas e, claro, as perdas são cada vez maiores aos que dedicaram e dedicam seu trabalho para a empresa.
Portanto, a Força Sindical e a Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo se solidarizam de forma veemente aos companheiros e companheiras da AVIBRAS. De forma conjunta com seus sindicatos locais buscaremos alternativas judiciais e caminhos possíveis para resolver definitivamente a difícil situação em que os trabalhadores e trabalhadoras se encontram. Não é justo e possível que a empresa continue humilhando seus funcionários desta forma!
Todo apoio aos Trabalhadores da AVIBRAS!
Miguel Torres
Presidente da Força Sindical
Eliseu Silva Costa
Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo
Josemar E S Martins
Presidente do STIMMMEL