Evento apresenta alternativas para municípios investirem contra o desemprego
O Secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, visitou o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Lorena, Guaratinguetá e Região, na tarde da terça-feira (11). O encontro reuniu também dirigentes sindicais da região, o prefeito de Lorena, Fábio Marcondes, vereadores, e representantes de outras cidades, como Queluz e Cruzeiro. O evento fez parte da agenda do Secretário em visita aos PAT’s (Postos de Atendimento aos Trabalhadores) da região do Vale do Paraíba.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Lorena, Guaratinguetá e Região, José Luiz de Souza Azevedo, recepcionou o secretário, que também é diretor da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo. “A visita do Secretário à nossa região acontece em um momento de extrema importância, pois os PAT’s podem ser mais um instrumento de parcerias na busca de manutenção dos postos de trabalho que estão sendo duramente atingidos pela crise em que vivemos”.
Azevedo ressaltou que o Sindicato tem procurado manter os trabalhadores de nossa base empregados, apesar da forte crise que tem atingido o país.
Fábio Marcondes aproveitou a ocasião para pedir auxílio do secretário em alguns programas oferecidos pelo Governo do Estado, como o Banco do Povo. “É uma linha de crédito passada pelo Governo do Estado através do Banco do Brasil e nós precisamos dilatar essa carteira, dar mais crédito para que novos empreendedores possam abrir seus negócios com esses recursos. Ele explicou que o convênio com o Banco do Brasil está sendo refeito e prometeu soltar uma linha de crédito para que a gente possa colocar no mercado”.
O Secretário disse que sua pasta tem buscado alternativas para manter as pessoas no mercado de trabalho. “Trabalhamos algumas frentes: a Escola do Empreendedor Paulista, a intermediação de mão de obra. Além disso, buscamos parcerias com empresas e centros comerciais para facilitar que essa mão de obra retorne ao mercado de trabalho. É fundamental lembrar que precisamos da retomada do crescimento da economia. O país precisa crescer, voltar a ter investimentos e, assim, os empregos voltam aos poucos”.
“Um ponto importante que investimos é o Time do Emprego, onde o trabalhador é treinado para se sair bem quando tiver uma oportunidade de trabalho, tanto na produção de um curriculum, na vestimenta e no comportamento em uma entrevista ou nos primeiros dias em um novo emprego. Muitos que perderam o emprego estavam há 20, 25 anos na mesma empresa e precisam se aperfeiçoar quanto a isso”, completou Ribeiro.
Mercadão – Na ocasião, o prefeito Fábio Marcondes anunciou a retomada das obras do Mercadão. Ele estima que em sete meses a obra deverá ser concluída. “Vamos levar para lá o PAT, o Banco do Povo, o Conselho Tutelar e outros departamentos”, detalhou.
Jumar Batista, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Cruzeiro, também marcou presença no encontro, junto com outros companheiros cruzeirenses. “A gente tem essa integração porque o secretário é também diretor da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo. Creio que para nossa classe metalúrgica é uma boa ter ele como secretário. Acredito que em toda cidade que for possível levar o secretário para que ele possa explicar seu trabalho e oferecer alternativas contra o desemprego é positivo”.