Objetivo foi formar dirigentes sindicais para discutir propostas regionais
O Sindicato dos Metalúrgicos de Lorena, Guaratinguetá e Região foi representado no Seminário Nacional do Setor Metalúrgico, promovido pela CNTM/Força Sindical (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), nos dias 7 e 8 deste mês. O evento ocorreu em São Paulo e contou com 240 dirigentes sindicais, de 156 entidades filiadas à CNTM.
Flávio Meireles, tesoureiro do Stimmmel e Neto, da empresa Liebherr, representaram nosso sindicato.
O presidente da CNTM e da Força Sindical, Miguel Torres, abriu o Seminário com uma análise geral da situação no setor. “Estamos vendo empresas fechando e não pagando suas contas, demitindo trabalhadores. Não pagando salários. Esta é uma situação muito grave para o trabalhador”, avalia. “Queremos que Sindicatos e Federações tenham uma visão geral, para que, a partir daí, possamos discutir propostas e alternativas em nível nacional e regional”, completa.
A primeira palestra foi com o professor de Economia da PUC/SP, Antonio Correa Lacerda, com o tema “O Brasil diante da Desindustrialização e o Ajuste Fiscal”. Para o professor, o Brasil tem como reverter a crise, por intermédio de uma indústria forte, qualificação profissional dos trabalhadores, inovação e reforma tributária que não penalize o setor produtivo.
Depois ocorreu um debate, coordenado por diretores da CNTM, sobre financiamento da estrutura de lutas sindicais.