Muitos trabalhadores não sabem de seus direitos, ou porque têm direitos e de que forma foram adquiridos. Pois bem, muitos não sabem, mas na década de 80 várias pessoas ficaram desempregadas, outras foram presos, apanharam da polícia, uns até morreram. Tudo isso para conquistar seus direitos, como uma Convenção Coletiva de Trabalho, com muitas cláusulas sociais que hoje é usufruída por todos, em muitas categorias profissionais.
Hoje, uma pessoa, seja homem ou mulher, que começa a trabalhar tem uma série de diretos. Na ingenuidade muitos pensam que têm esses direitos porque o patrão é bonzinho e os oferece porque quer. Tudo o que temos hoje é porque há algum tempo muitos trabalhadores corajosos derramaram até o seu próprio sangue pensando no bem estar deles e no nosso, a quem pesa o dever de honrar a categoria operária.
Se fossemos depender de muitos patrões por aí, voltariam os tempos do chicote. Quando a gente deixa a sede do Sindicato e vai até a porta de algumas empresas para distribuir jornais, muitos não querem pegar. Outros pegam e jogam pela janela do ônibus. Mas muitos também pegam guardam e fazem a leitura, e, assim, passam a conhecer seus direitos.
Geralmente, os que não quiseram pegar ou jogaram fora deixaram de conhecer seus direitos por pura bobeira ou até mesmo para desfazer de nós, mas depois é aqui no Sindicato que vêm quando a cobra fuma. Costumamos dizer que portão de sindicato e portão de cemitério é igual: não vou lá, não gosto de lá, mas é lá que vamos parar.
Nós convocamos assembleia e não aparece ninguém, mas na hora do reajuste salarial vêm cobrar de nós. Então, companheiros, vamos ser mais unidos para que juntos possamos alcançar nossos objetivos, nossos ideais, porque no sindicato patronal eles são muito bem unidos principalmente quando é época de campanha salarial.
Rua Odila Rodrigues, 137 - Lorena/SP
Fone: (12) 3153.1825
e-mail: [email protected]