Companheiros, a cada dia que passa as coisas vão ficando mais difíceis para todos: para os trabalhadores, que estão vendo seus empregos escaparem pelos dedos; para as empresas, que já não têm mais pedidos para produzir.
Muitas demissões têm acontecido a todo momento. As empresas nos procuram para fazermos acordos, porque muitas delas não querem demitir. No geral, são acordos de Redução de Jornada de Trabalho e Redução de Salários. Existem também os acertos para fazer Banco de Horas, porque férias não têm mais; elas já deixaram seus funcionários de férias e agora é só estes tipos de ferramentas que se têm para usar. É o que resta, infelizmente.
O remédio é amargo, mas precisa ser tomado para podermos juntos atravessar esta bendita crise que está acabando com o Brasil.
Neste ano já realizamos vários tipos de acordos com diversas empresas para manter os postos de trabalho. Para se ter uma ideia, tem empresa boa, que sempre trabalhou direito, sempre honrou seus compromissos com pagamento de salários e os tributos da vida, mas chegou uma hora que não aguentou mais e preferiu baixar as portas. Outras atrasaram pagamento de salários por dois, três meses. Outras demitiram e não tiveram como pagar as verbas rescisórias; nós entramos na justiça para garantir os direitos do trabalhador.
Este é o momento que vivemos e estamos passando por ele até quando suportarmos a crise. Alguma providência precisa ser tomada, mas parece que o país está abandonado. Infelizmente, meus companheiros, este é o cenário que temos.
Rua Odila Rodrigues, 137 - Lorena/SP
Fone: (12) 3153.1825
e-mail: contato@sindmetallorena.com.br