Prefeito responde perguntas do Voz Metalúrgica e apresenta índices de sua administração
O Voz Metalúrgica continua ouvindo prefeitos de nossa região. Nessa oportunidade trazemos parte da entrevista com o prefeito de Guaratinguetá, Francisco Carlos Moreira dos Santos. Ele aborda os temas: saúde, educação, segurança, emprego; e deixa uma mensagem aos trabalhadores.
Voz Metalúrgica – Como está a Saúde e a Educação em Guaratinguetá?
Prefeito Francisco Carlos – Apesar de termos muitos desafios nessas duas áreas, Guaratinguetá, se comparada a outras cidades, tem bons indicadores em Saúde e Educação. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), da ONU, aponta o município como o 47º do país e o terceiro do Vale em qualidade de vida, sendo que a Saúde e a Educação influenciam diretamente essa classificação.
A Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado muito para a melhoria dos serviços prestados aos munícipes e avanços neste sentido já podem ser celebrados como: reforma e entrega do Centro de Saúde, entrega de um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) no Parque São Francisco, renovação da frota, instalação do Disk Saúde, controle da dengue, conquista de seis Leitos de UTI Neo Natal e da Mamografia pelo SUS, em parceria com o Hospital Maternidade Frei Galvão, entre outras.
Só em 2013 foram: 8.102 exames de ultrassom; 296.791 consultas médicas; 1.032 cirurgias eletivas; 1.607 mamografias; 6.122 internações; 201.084 exames laboratoriais; 2.199 tomografias.
Na Educação, a Prefeitura está atuando principalmente na reforma e ampliação de várias escolas para atender com mais qualidade os alunos da Rede Municipal de Ensino e está investindo na capacitação de professores. Outro grande avanço importante foi a municipalização da merenda escolar, o que trouxe mais qualidade para as refeições e economia para o município.
Voz Metalúrgica – Como está a Segurança?
Francisco Carlos – Quando assumi a administração municipal, Guaratinguetá – que já foi considerada uma das cidades mais seguras do país – figurava entre as dez mais violentas do Vale do Paraíba. Hoje, graças ao empenho e ao trabalho articulado das polícias Militar e Civil, a cidade já não mais figura nessa triste lista. A Prefeitura prestou, nesse sentido, importante contribuição investindo fortemente no desenvolvimento de projetos de inclusão social e de geração de renda, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Assistência Social. Apoiamos também o trabalho das diversas entidades filantrópicas em nossa cidade, que atuam diretamente na formação de uma sociedade mais justa e para a paz social.
Voz Metalúrgica – Como está a geração de empregos na cidade?
Francisco Carlos – Guaratinguetá está liderando o ranking de empregos do Vale, de acordo com o CAGED. E esse resultado se deve, principalmente, ao equilíbrio de nossa economia, que não apresenta dependência de um setor específico. Temos três ramos de atividades fortes e bem desenvolvidos: indústria, comércio e serviços.
Voz Metalúrgica – Há um canal de relações com os sindicatos da cidade, e principalmente com Sindicato dos Servidores Municipais?
Francisco Carlos – A Prefeitura mantém um canal de diálogo aberto com todos os públicos de relacionamento, dentre os quais o Sindicato dos Servidores.
Voz Metalúrgica – Qual a mensagem do prefeito para o trabalhador?
Francisco Carlos – Agradeço a todos os trabalhadores de Guaratinguetá, pois os considero os verdadeiros propulsores do desenvolvimento da cidade. Mas, com a proximidade do dia do servidor, 28 de outubro, quero direcionar uma mensagem especial a estes trabalhadores.
Sendo, também, um funcionário público de carreira, reconheço a importância desse trabalho para o desenvolvimento do país. Por isso, parabenizo a todos os servidores públicos federais, estaduais e em especial aos municipais, que com o seu trabalho têm contribuído para o desenvolvimento do nosso município. O crescimento de uma cidade não é fruto de uma pessoa só. É a soma de um conjunto de forças que se unem para promover o desenvolvimento e o bem comum. E você servidor público é, sem dúvida, uma peça importante nesse contexto. Agradeço a todos aqueles que, na condição de servidor, têm colaborado com a nossa administração, ajudando a manter Guaratinguetá no rumo do desenvolvimento, no rumo certo.
Rua Odila Rodrigues, 137 - Lorena/SP
Fone: (12) 3153.1825
e-mail: [email protected]