História

O aparecimento do Sindicato dos Metalúrgicos

Arauto nas lutas por melhores condições de vida aos trabalhadores da região, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Lorena, Guaratinguetá e Região, surgiu por volta de 1960, decorrente da instalação em nosso município, da Empral (Empresa de Produtos de Alumínio) onde hoje está instalada a empresa Nexans.
Pasccal Manuel, José Bravo, Vicente Jofre, Nelson Bisolli e Elcio Mattos, são alguns dos nomes responsáveis pela criação desta entidade de classe, fundada inicialmente como “Associação dos Metalúrgicos de Lorena”. As reuniões desses primeiros idealistas (todos empregados da Empral, única empresa metalúrgica na época) aconteciam geralmente aos domingos de manhã, sob as tradicionais palmeiras imperiais localizadas em frente da catedral da cidade.
Em fins de 1960, a Associação dos Metalúrgicos de Lorena passou a existir de fato e direito, com a eleição de sua primeira diretoria e a instalação de uma sede, situada à Rua Frederico Ramos, nº 18, no quarteirão onde hoje está situado o Edifício Guaypacaré.

De Associação a Sindicato

O dia 25 de junho de 1963, marca a data da transformação da Associação em Sindicato, através de carta enviada pelo Ministério do Trabalho. Em 1º de setembro deste mesmo ano, a primeira diretoria do agora sindicato, tomava posse, tendo como presidente o Sr. Benedito de Almeida. Cláudio de Azevedo e José Antonio Pinho sucederam-se na liderança da entidade que começava a dar seus primeiros passos na conquista de seus ideais.

O Sindicato de hoje

O atual Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, José Luiz de Souza Azevedo, iniciou sua vida sindical por volta de 1996, ocupando o cargo de Suplente do Conselho Fiscal. Em 2008, José Luiz foi eleito para o cargo de presidente, com mandato de 4 (quatro) anos.

© Todos os direitos reservados 2010 - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Lorena, Guaratinguetá e Região

Rua Odila Rodrigues, 137 - Lorena/SP - Fone: (12) 3153-1825 - Criação e Design: Cristian Fontes