Firmino Cruz

20 anos de Participação no Movimento Sindical

Primeiro Mandato: setembro de 1969 – Secretário
Segundo Mandato: setembro de 1972 – Presidente
Terceiro Mandato: setembro de 1975 – Delegado Representante do Conselho da Federação
Quarto Mandato: setembro de 1978 – Presidente
Quinto Mandato: setembro de 1981 – Presidente
Sexto Mandato: setembro de 1984 – Presidente
Sétimo Mandato: setembro de 1987 – Presidente
No mesmo período, foi duas vezes eleito como suplente da Diretoria da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e uma vez eleito Delegado Representante da Federação no Conselho Fiscal da Confederação (CNTM) com sede em Brasília.
Inicialmente a sede social era na rua Barão da Bocaina, constituída de uma pequena sala de trabalho, área de serviço e uma sala de 18m² no segundo piso. Em 1979, com a ampliação da categoria, alugamos o prédio frontal para melhor acomodar a administração, o atendimento odontológico e outros serviços prestados pelo sindicato.
Criamos também nessa época, o informativo “Voz Metalúrgica do Vale” que nos rendeu alguns processos na justiça, impetrados por patrões descontentes com o personagem “Zé Marreta”.
Em 1983, adquirimos área de aproximadamente 4.000m², “atual sede”, para construir em parceria com a Federação, a sede administrativa e o salão de quase 600m², para a realização de Assembléias e atividades recreativas.
A década de 80, foi de muita reivindicação, muita luta e muita greve, com a finalidade de conquistar salários defasados, a dignidade dos trabalhadores e a própria democracia, que naquela oportunidade, emergia de 21 anos de Ditadura Militar.
Ao deixar a Diretoria em 1990, deixamos uma categoria moralmente fortalecida, patrimonialmente realizada, financeiramente equilibrada e principalmente, deixamos estabelecidos os princípios da Convenção Coletiva de Trabalho, que continua em funcionamento. Coube aos companheiros que nos sucederam, melhorar e ampliar as instalações, as técnicas de negociação e garantir o bem-estar da categoria, o que está sendo realizado com muita dedicação e competência.

Ex-Presidentes